quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Batata ogm da BASF proibida num estado Alemão!



O uso da batata OGM Amflora, desenvolvida pela BASF, foi proibido nesta terça-feira pelas autoridades regionais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (norte da Alemanha).

Isto vem em seguimento da recente descoberta de um campo na Suécia cultivado com uma batata geneticamente modificada ainda não aprovada na UE, a Amadea.
Relembremos que foi em março de 2010 que a Comissão Europeia aprovou o cultivo e a comercialização da batata Amflora no espaço da União Europeia.
Os Verdes europeus, liderados por José Bové protestaram na altura contra a decisão da Comissão. Neste video a vice-Presidente dos verdes Rebecca Harms exprime a sua preocupação em relação aos riscos para a Saúde e crítica o processo de decisão da Comissão.

Em Portugal, Margarida Silva, coordenadora do Movimento "Transgénicos Fora", ressalvou os perigos para a saúde dos humanos e animais que a comercialização da Amflora acarreta, dado desenvolvimento de uma forte resistência a antibióticos importantes.
Segundo a activista, este tipo de batata transgénica "vai ser cultivada para uns fins, mas vai aparecer noutros fins". "Vai aparecer na nossa cadeia alimentar e portanto nós vamos estar expostos a aspectos que a legislação diz, desde 2004, que devíamos estar protegidos." Margarida Silva declarou ainda que o organismo europeu agiu contra a vontade dos seus Estados-membros.


Fonte: AFP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...