terça-feira, 26 de outubro de 2010

Activistas solicitam proibição total da cultura de transgénicos no Chile


"Não aos transgênicos!". Com essa palavra de ordem, dezenas de ativistas da organização "Chile Sem Transgênicos" realizaram, na manhã de 25 de Outubro, uma manifestação pacífica em frente à CasaPiedra, local onde acontecia o Encontro Nacional de Agro 2010 (Enagro). Este encontro reúne autoridades governamentais e empresários para discutir questões relacionadas à agricultura. Nesta edição, o tema central foi "Inovar: chave para uma boa colheita".





Os manifestantes leram uma Declaração Pública direcionada a José Antonio Galilea, ministro da agricultura do Chile, que também estava no Encontro. No documento, a organização pediu que o representante do Ministério da Agricultura solicite estudos e análises sobre as consequências da cultura dos transgénicos no Chile.





De acordo com a carta lida nessa manhã, Galilea assinou, na semana passada, na reunião sobre segurança alimentar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), uma declaração conjunta na qual apoia a aprovação "da biotecnologia e de outras tecnologias seguras, efetivas e ambientalmente sustentáveis para assegurar o desenvolvimento sustentável do setor agrícola e para aumentar a quantidade de oferta de alimento".
Por isso, a organização ressaltou os perigos do cultivo de transgênicos no país. Segundo a declaração, estudos científicos revelam "claramente que os cultivos transgênicos são inseguros para a saúde da população e ambientalmente contaminantes em todos os países que já os adoptaram".
Abortos espontâneos, má formações congênitas, problemas mentais em recém nascidos, deslocamento de pequenos agricultores e camponeses foram apenas alguns exemplos - destacados por Chile Sem Transgênicos - de efeitos causados pelos organismos modificados.
"Confiamos que nossas autoridades vão relêr a literatura científica disponível, e vão aplicar o princípio de precaução ante os iminentes danos ambientais, sociais e para a saúde que essas culturas produzem. Pensamos que o Governo não pode ignorar a vivência mundial e a posição social nesse tema", destacaram, solicitando a "proibição total da cultura de transgénicos no Chile".




Fonte: Adital
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...