sábado, 30 de outubro de 2010

Diana Bánáti: Uma pró-OGM a chefiar a AESA?




Reeleita na semana passada, a chefe da EFSA/ASEA (Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos) Diana Bánáti é acusada, por ambientalistas do Parlamento Europeu, de conflito de interesse.
Convêm relembrar que ela foi nomeada para este cargo em Julho de 2010, e que era também membro do Conselho de Administração do International Life Science Institute (ILSI) Europa, o lobby "do agronegócio ", segundo palavras de José Bové, um dos ambientalistas françês. 

O ILSI é uma organização internacional com mais de 400 empresas, incluindo a Monsanto, Syngenta, Dupont, Nestlé e Kraft Foods. Nos anos 1980 e 1990, ela foi participou no esforço das companhias de tabaco para minar as iniciativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o tabaco. Após várias investigações, a OMS excluíu o ILSI, em janeiro de 2006, da lista das organizações elegíveis para participar nas suas actividades.

Ele interroga-se para o facto que Bánáti não tenha mencionado esse pormenor na sua declaração de interesse e também para o facto que ela nunca emitiu parecer negativo em mais de cem processos de produtos geneticamente modificados submetidos ao veredicto de Bruxelas.
 aqui tinhamos falado sobre este assunto.



No entanto, (e como por acaso agora!), Diana Bánáti disse que tinha saido do  ILSI
E pode assim ser reeleita...


Noticia no The Ecologist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...