quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estados da UE rejeitam sistema de decisão individual para transgênicos

Chantal Jouanno,secretária de Estado de Ecologia Francesa



Os ministros do Meio Ambiente da União Europeia (UE) rejeitaram por ampla maioria nesta quinta-feira a proposta da Comissão Europeia de deixar aos Estados a decisão de permitir ou não o cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) em seus territórios, o que permitiria desbloquear a situação.
A França mostrou-se inflexível com John Dalli, o comissário da Saúde do bloco, responsável pela questão.
"Não entraremos na discussão enquanto a Comissão não apresentar as propostas que respondam aos pedidos aprovados por unanimidade em 2008", afirmou a secretária de Estado de Ecologia francesa, Chantal Jouanno, durante uma reunião com os seus colegas em Luxemburgo.
"Os ministros do Meio Ambiente da UE pediram por unanimidade, em dezembro de 2008, o fortalecimento da avaliação dos OGM, uma análise das consequências socioeconômicas do cultivo e um fortalecimento da Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), cuja função tem sido questionada. Nada disso foi feito", recordou Jouanno.
O alemão Norbert Rottgen também criticou a proposta de Dalli, que para ele "questiona o mercado interno".
Luxemburgo e Finlândia também rejeitaram a ideia.
Apenas a Holanda se mostrou satisfeita, enquanto os outros Estados se reservaram o direito de anunciar em breve uma decisão definitiva.
Apenas dois transgênicos são cultivados atualmente na UE: o milho 810 do grupo americano Monsanto, que espera a renovação da autorização, e a batata Amflora, do grupo alemão BASF. Outros 15 OGM, em sua maioria sementes de milho, precisam de autorização de cultivo.

Fonte: AFP


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...