sábado, 23 de outubro de 2010

Nim - insecticida biológico



O Nim ou Amargosa (Azadirachta indica) é uma planta que pertence à família Meliaceae, o seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia. Muito resistente e de rápido crescimento, alcançando normalmente de 10 a 15 m de altura e produzindo uma madeira avermelhada, dura e resistente.
Contudo, não são as suas características botânicas as que mais despertam o interesse de agricultores em todo o mundo. O que chama a atenção desses agricultores é o conteúdo de azadirachtina da planta, um princípio ativo que vem demonstrando alta eficácia no combate a diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais.





O uso do Nim na agricultura está enraizado na herança cultural indiana: ele é geralmente utilizado para proteger as plantas dos insetos e de doenças criptógamas. Hoje, a azadiractina conseguida a partir de sementes de Nim, é um pesticida autorizado na Europa. A azadiractina é inofensiva para os mamíferos, isto porque esta substância age sobre o metabolismo das larvas do inseto.
No Ocidente, os médicos prescreviam a casca da raiz de nim na decocção como vermífugo. O óleo de nim foi usado também para remover os vermes, mas também para o tratamento de reumatismo e doenças de pele. Na Europa, as folhas e flores são os componentes de remédios homeopáticos. Atualmente, o óleo de nim é usado principalmente para combater os piolhos, mas também é apropriado para o cuidado dental, higiene oral, e para tratar a herpes labial.  



Reportagem brasileira sobre o Nim, onde o pesquisador Paulo Afonso Viana, explica como as substâncias encontradas no nim são eficazes contra a lagarta, além de mostrar os processos de produção e aplicação do inseticida biológico.

Segundo o pesquisador Hélcio Abreu Jr., o alto poder inseticida da planta permite alcançar até 90% de sucesso no controle agroecológico com os extratos de Nim, com a vantagem de não se afetar os inimigos naturais (predadores, parasitas e entomopatógenos). Desta forma, é possível manter a população de pragas em níveis baixos, fora do nível de dano econômico.
Entretanto, cabe lembrar que é possível controlar determinadas pragas e doenças com outras práticas como uma equilibrada adubação, e o fornecimento de micronutrientes, como a aplicação de boro na cultura do milho para o controle de algumas espécies de lagartas. O uso isolado de um insecticida nunca substituirá a visão holística de toda a paisagem agrícola, com a correta aplicação dos conhecimentos agronômicos e ecológicos, ou seja os principios básicos da Agroecologia.


"Alimente o seu solo que ele alimentará a sua planta''
William Albrecht


Pesquisadores descobriram que o Nim age tanto na área de pesticidas como na área medicinal. Descobriu-se que suas sementes e folhas combatem mais de 200 espécies de insetos.
A árvore é provavelmente a melhor fonte de bio-pesticida existente.
Mais de 2400 plantas são conhecidas por suas propriedades pesticidas, mas poucas oferecem um controle efetivo dos insetos to bom como é o do Nim.
A Alemanha em parceria com a República Dominicana, desenvolveu um  plano de cultura do Nim, voltado para o pequeno produtor, que resultou na Fundação Agricultura e Meio Ambiente. Toda matéria prima colhida, é absorvida  pela  indústria alemã, que a utiliza na fabricação de artigos  de higiene e medicinais.
Cuba desenvolve um grande plantio, já tendo alcançado a taxa de 30% de inseticida natural em uso no País, derivado do Nim.



Poderá encontrar no site brasileiro planeta orgânicoexemplos das potencialidades insecticidas do Nim. Assim como bastantes referências sobre este e outros assuntos ligados à agricultura biológica e à agroecologia.












Onde encontrar Nim em Portugal?
Em Lisboa na "LISCAMPO", sita na Travessa do Carvalho, por detrás do Mercado da Ribeira. Em Faro também existe. Trata-se dum produto  à base de óleo de Nim, da marca  espanhola Biológicas Canárias
             
Onde encontrar Nim no Brasil?
Em Campinas no Nim do Brasil, produtos e tecnologia de Nim (sementes, óleo, extratos, vídeos, livros).
R. Clóvis Bevilacqua, 550; D-32 // Campinas
Há também esta loja virtual brasileira: Bionin

Deixo-vos com um conselho importante, o Nim ou qualquer outro tipo de insecticida/pesticida biológico, por mais inofensivo que seja, deve ser utilizado com o acompanhamento criterioso de um profissional (agrônomo).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...