quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Açores querem tornar-se Zona Livre de OGM

O Governo dos Açores vai apresentar no parlamento regional, durante o primeiro trimestre de 2012, uma proposta legislativa para proibir o cultivo de transgénicos ou organismos geneticamente modificados no arquipélago. O anúncio foi feito por Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura, que garante que se trata de uma iniciativa "cautelar". 

Foto: Olima. Milho Transgénico. Agosto de 2010. Cabouco, Lagoa-Açores

"Neste momento, por razões de cautela, achamos que devemos introduzir o princípio do não cultivo de organismos geneticamente modificados na região", frisou o secretário regional, salientando ainda a falta de certezas da comunidade científica sobre esta matéria.  
Noé Rodrigues reconheceu que, numa região em que é "fundamental manter os níveis de competitividade e sustentabilidade agrícola", importa acompanhar o "evoluir das posições da comunidade científica" neste domínio para "em cada momento poder tomar as decisões mais adequadas".  
"Nesta fase, considerando aquilo que oferecemos como região de destino de turismo de qualidade, os impactos económicos na agricultura e a valorização dos produtos agrícolas regionais, é conveniente manter o arquipélago livre do cultivo de organismos geneticamente modificados ", defendeu o secretário regional da Agricultura. 
Numa reacção ao comentário da presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, que considerou ser "hipócrita" e lesiva dos interesses dos produtores regionais a proibição da cultura de organismos geneticamente modificados, Noé Rodrigues retorquiu que quem revela hipocrisia nesta matéria é a Comissão Europeia.  
"A hipocrisia está na posição comunitária que, ao proibir, condicionar e limitar o cultivo de OGM, autoriza, por exemplo que se importe ou se venha a importar de forma descontrolada carne da América do Sul, produzida com base em organismos geneticamente modificados que na Europa não são utilizados", concluiu.

Fonte: CM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...